Avançar para o conteúdo principal

DESPORTO - CROSSFIT


Uma experiência com o Crossfit


"Tudo começou com uma balança, sei que tudo soa um pouco estranho mas ao ver 93 quilos no ecrã fiquei assustado, apesar de nunca ter praticado nenhum desporto a longo prazo sempre consegui manter um peso mais baixo desse número entre os 82 a 86 quilos. Decidi nesse dia que tinha de actividade física mais regular porque as caminhadas que ia fazendo não eram suficientes para manter o meu peso e pedi ajuda a um grande amigo meu que trabalha num ginásio. Ele compreendeu o meu caso e decidiu ajudar-me a perder peso, comecei a fazer uns treinos de personal training com ele, num espaço dedicado a esse efeito.

     Foi muito duro no início, muitas dores musculares e os exercícios que ele me foi sugerindo eram à base do crossfit, desde agachamentos, flexões, abdominais, entre outros. Comecei a entusiasmar-me com os treinos, não pelos resultados imediatos mas por começar a sentir-me melhor no dia-a-dia. Durante os meus treinos, treinava também um grupo de amigos e eu ia assistindo aos treinos deles e apesar de saber as minhas limitações físicas decidi que também queria treinar crossfit com eles e falei com o meu treinador para me orientar nesse sentido. 

    Comecei a ter mais cuidado com a alimentação, a cortar sobretudo nos açúcares e nos fritos, a aumentar as horas de descanso e aí sim, comecei a perder peso. O meu maior interesse no crossfit numa fase inicial, tendo ideia que nunca iria conseguir fazer alguns exercícios e levantar algumas cargas, foi o de fazer parte no grupo de amigos que ali treinava e os poder ajudar a melhorar como atletas e passar ali um bom bocado fugindo também da rotina diária. Comecei a entusiasmar-me mais com o crossfit por conseguir fazer exercícios que nunca pensei que conseguiria fazer e agora consigo, por serem treinos de curta duração e alta intensidade, pelas amizades que ali começaram, pelo desafio de todos os dias melhorar e aprender novos movimentos e técnicas, pela diversidade de treinos que é possível criar e todos os dias serem diferentes, pela logística criada à volta do crossfit, pela grande nacional comunidade e trocas de experiências e pelos eventos criados e competições das boxes. 


     O crossfit mudou não só o meu corpo, neste momento peso 78 quilos, mudou a minha forma como me relaciono com as pessoas sou mais sociável, sinto-me seguro com o meu corpo, ando mais feliz no dia-a-dia, sinto-me mais forte para ajudar os outros, ajuda-me a libertar o stress. Quero continuar a evoluir e a melhorar e espero um dia participar em alguns grandes eventos da modalidade, quero tirar o certificado de nível 1 de crossfit e quero continuar a praticar desporto porque é forma que me faz sentir melhor, manter a minha forma física e ser mais feliz."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESPORTO: Futebol Amador

        Ricardo Teixeira, com 39  anos de idade, ex jogador de juniores e seniores sempre da equipa de Rans, é um adepto fiel ao clube da terra. Qual o principal motivo pelo apoio à equipa de Rans, sendo uma referência por ser equipa da terra? Apoiar o Rans é algo que qualquer pessoa desta freguesia deveria fazer. Todos nós conhecemos um jogador, há um familiar, um amigo e isso é um factor para vir apoiar. Que visibilidade dá o clube a Penafiel. Lembro-me de ir ver o Rans a Santo Tirso. Nessa época, o Rans perdeu a final da "Liga dos campeões" do futebol amador. O Rans ficou conhecido para além do Tino (risos). Passamos a ser respeitados e pusemos Penafiel na rota do futebol amador da zona norte. Acha que o Rans pode potenciar o concelho e, consequentemente, o futebol amador penafidelense? Se sim, como e porquê? Se não, porquê? Claro que sim. Como já disse, a final a que o Rans conseguiu chegar, tem muita importância dentro do futebol amador. 

SAÚDE E BEM ESTAR: Veganismo

Hugo Silva, com 21 anos de idade, estudante em Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Natural de Castelo de Paiva, é vegan há 6 meses, e conta-nos como foi a mudança. O que te fez tornar vegetariano? Encontrei o estilo de vida denominado por vegetariano, quando comecei a procurar outros modos de alimentação. Comecei a ficar literalmente enojado de carne. Queria um estilo de vida mais saudável, e ao mesmo tempo que não tivesse um impacto tão grande no ambiente, como as indústrias relacionadas com a carne. Foi uma escolha que levaria a muitas outras escolhas, mas a partir desse momento, pelo menos carne de porco e vaca, nunca mais consumi, e quando tento consumir, o meu corpo rejeita, acabando por parar a digestão. Quais as principais diferenças que sentiste entre comer carne e ser vegetariano? Sendo sincero, como não tinha ainda muita experiência na cozinha, a primeira coisa que notei foi fome. Depois de ler muito, fazer pesquisas

SAÚDE E BEM ESTAR: Veganismo

Hugo Silva escreveu sobre a experiência dentro do mundo da alimentação. Ao contrário do que dizem, o veganismo não é natural, nem a alimentação  "certa"  para seguir. Mas sim um estilo de vida que tem em conta os animais, e que visa um mundo em que a natureza e o Homem possam coexistir sem que um mate o outro. Na minha opinião, o veganismo é uma óptima dieta, e perfeitamente  capaz de atingir os requisitos nutricionais do corpo humano. Contudo, existem muitos veganos extremistas que defendem que este estilo de vida é a "cura" para todas as doenças, tendo assim má influência sobre pessoas com doenças realmente graves. Eu defendo que o veganismo, deve ser adoptado e incorporado na vida de cada uma das pessoas, consoante as circunstâncias de cada qual. E sendo eu um vegano on-off , sei também que nem sempre é possível, por razões que só cada um sabe. Não importa ser vegano ou não, importa sim ter em mente e atenção a crueldade de tirar uma vida