Avançar para o conteúdo principal

SAÚDE E BEM ESTAR: Perigo do consumo de açúcar em excesso


    O consumo do açúcar em excesso é realmente um problema urgente a resolver na atualidade em que vivemos.

     Quem é que, na sua casa não come muito açúcar?  De manhã, despacham-se as crianças com um prato de cereais, daqueles especiais para elas. Na lancheira, vão mais umas bolachas e uma dose de gelatina. Aquela casa onde não se consome açúcar, não existe na realidade. Trata-se de um espelho da realidade do que se passa nas casas da maioria das famílias. A relação que os portugueses mantêm com o açúcar, aquele "pó" branco doce e irresistível que se esconde nos cereais, nas bolachas ou na gelatina, é realmente muito dependente.
     A verdade é que a maioria das pessoas nem se dá conta da quantidade que ingere diariamente e naturalmente. Além do que é adicionado de livre e espontânea vontade ao café, ao leite ou ao chá, há também aquele que é adicionado de outra forma, oculto, que a indústria insiste em adicionar à maioria dos alimentos, e que ajuda a fazer de Portugal um grande consumidor. 


    Para uma dieta de 2 mil calorias, a Organização Mundial de Saúde recomenda uma absorção máxima de 50 gramas de açúcar por dia (quatro colheres de sopa), mas a dura realidade é que a dose consumida, atinge em média os 96 gramas, o que é praticamente o dobro. 

O problema real não se resume a "crescer para os lados".

     O açúcar, ao chegar em grandes quantidades ao fígado, é convertido em gordura, causando mais tarde uma constelação de problemas de saúde associados, conhecidos como síndrome metabólica (obesidade, hipertensão, hiperglicémia, alteração dos valores dos triglicéridos e colesterol). De acordo com um estudo publicado no Journal of the Heart Association, os adolescentes que ingerem grandes quantidades de açúcares de adição apresentam piores perfis lipídicos (níveis mais baixos do bom colesterol e mais altos do mau e dos triglicéridos).
      Se o açúcar adicionado afecta o metabolismo de forma tão hostil, o mais indicado seria mesmo abdicar dele, no dia-a-dia. Não há necessidade de ingerir este tipo de hidrato de carbono vazio (sem nutrientes). Dos vários tipos de açúcar disponíveis, o mascavado é o único que tem uns insignificantes 5% a menos de sacarose e vestígios de minerais. Mas a verdade é que dispomos de outras fontes de energia mais completas, como por exemplo os amidos, presentes na batata, na massa ou no pão, que provavelmente terão outros factores prejudiciais à saúde não relacionados com o açúcar.

    Só que, em Portugal, os números vão no sentido oposto: o consumo médio anual por habitante chega aos 36 quilos. Há apenas cinco anos, ficava-se pelos 33. Mesmo assim, os portugueses estão abaixo da média europeia (45 a 50 quilos).

       Eliminar a apetência pelo doce de um dia para o outro é uma tarefa realmente difícil, pois há uma dependência muito forte da nossa parte. Não há uma resposta clara e concreta para a questão se os adoçantes seriam uma melhor alternativa, pois as opiniões dividem-se e, os estudos não ajudam em nenhuma conclusão:
Para Nuno Borges, enquanto não houver evidência científica de que os adoçantes são tóxicos (e não há), surgem como a opção mais saudável, porque com eles desaparece a agressão hepática que ocorre devido às grandes quantidades de açúcar. 
Para a dietista Patrícia Almeida Nunes, os indivíduos saudáveis podem consumir sacarose q.b., pois é a forma mais natural de comer alimentos doces. Aliás, a pirâmide alimentar adoptada nos EUA admite óleos, gorduras e doces na sua fatia mais pequenina.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESPORTO: Futebol Amador

        Ricardo Teixeira, com 39  anos de idade, ex jogador de juniores e seniores sempre da equipa de Rans, é um adepto fiel ao clube da terra. Qual o principal motivo pelo apoio à equipa de Rans, sendo uma referência por ser equipa da terra? Apoiar o Rans é algo que qualquer pessoa desta freguesia deveria fazer. Todos nós conhecemos um jogador, há um familiar, um amigo e isso é um factor para vir apoiar. Que visibilidade dá o clube a Penafiel. Lembro-me de ir ver o Rans a Santo Tirso. Nessa época, o Rans perdeu a final da "Liga dos campeões" do futebol amador. O Rans ficou conhecido para além do Tino (risos). Passamos a ser respeitados e pusemos Penafiel na rota do futebol amador da zona norte. Acha que o Rans pode potenciar o concelho e, consequentemente, o futebol amador penafidelense? Se sim, como e porquê? Se não, porquê? Claro que sim. Como já disse, a final a que o Rans conseguiu chegar, tem muita importância dentro do futebol amador. 

SAÚDE E BEM ESTAR: Veganismo

Hugo Silva, com 21 anos de idade, estudante em Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Natural de Castelo de Paiva, é vegan há 6 meses, e conta-nos como foi a mudança. O que te fez tornar vegetariano? Encontrei o estilo de vida denominado por vegetariano, quando comecei a procurar outros modos de alimentação. Comecei a ficar literalmente enojado de carne. Queria um estilo de vida mais saudável, e ao mesmo tempo que não tivesse um impacto tão grande no ambiente, como as indústrias relacionadas com a carne. Foi uma escolha que levaria a muitas outras escolhas, mas a partir desse momento, pelo menos carne de porco e vaca, nunca mais consumi, e quando tento consumir, o meu corpo rejeita, acabando por parar a digestão. Quais as principais diferenças que sentiste entre comer carne e ser vegetariano? Sendo sincero, como não tinha ainda muita experiência na cozinha, a primeira coisa que notei foi fome. Depois de ler muito, fazer pesquisas

SAÚDE E BEM ESTAR: Veganismo

Hugo Silva escreveu sobre a experiência dentro do mundo da alimentação. Ao contrário do que dizem, o veganismo não é natural, nem a alimentação  "certa"  para seguir. Mas sim um estilo de vida que tem em conta os animais, e que visa um mundo em que a natureza e o Homem possam coexistir sem que um mate o outro. Na minha opinião, o veganismo é uma óptima dieta, e perfeitamente  capaz de atingir os requisitos nutricionais do corpo humano. Contudo, existem muitos veganos extremistas que defendem que este estilo de vida é a "cura" para todas as doenças, tendo assim má influência sobre pessoas com doenças realmente graves. Eu defendo que o veganismo, deve ser adoptado e incorporado na vida de cada uma das pessoas, consoante as circunstâncias de cada qual. E sendo eu um vegano on-off , sei também que nem sempre é possível, por razões que só cada um sabe. Não importa ser vegano ou não, importa sim ter em mente e atenção a crueldade de tirar uma vida