Avançar para o conteúdo principal

DESPORTO: Exercício Físico

Desafiamos Ricardo Silva, mais conhecido entre os amigos por Reko, personal trainer no ginásio Just Fit em Barcelos, a falar-nos um pouco sobre a Importância do exercício físico.

Importância do Exercício Físico
Cada vez mais temos de relacionar o exercício físico com a saúde. O exercício físico assume um papel preponderante na melhoria da saúde, pois o pensamento de que o exercício físico só está aliado à estética está ultrapassado. Nos dias de hoje a população tem vindo a aumentar a prática de exercício físico, devido aos hábitos sedentários porque até uma simples caminhada pode trazer enormes benefícios. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), e a fim de melhorar funções cardiorrespiratórias e musculares, ossos, reduzir o risco de DNT e depressão, deve-se realizar no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de actividade física aeróbica por semana ou pelo menos 75 minutos de intensidade vigorosa de actividade física aeróbica por semana. Pode ser também uma combinação equivalente de actividade moderada e de intensidade vigorosa. Para benefícios adicionais de saúde, os adultos devem aumentar a sua actividade de intensidade moderada aeróbica para 300 minutos por semana, ou 150 minutos de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de actividade moderada e de intensidade vigorosa. Actividades de fortalecimento muscular deve ser feito envolvendo grandes grupos musculares em 2 ou mais dias por semana. Existem várias formas de tornar esta prática mais prazerosa, desde a realização da actividade com amigos, na rua, na junta de freguesia, no ginásio mais próximo, não importa onde, importa sim a prática por forma a melhorar os níveis de saúde.
Várias pesquisas e estudos apontam que o exercício físico eleva os níveis dos neurotransmissores do cérebro, que são os responsáveis pelo nosso humor; aumenta a produção de endorfinas, diminui a tensão arterial (também existem exercícios que pode aumentar a tensão arterial, para os casos de pessoas com as tensões baixas), diminui a tensão muscular, alivia o stress, e queima calorias, pois nos dias de hoje e com o avanço das tecnologias a população tende a ter hábitos mais sedentários do que os nossos antepassados, e doenças como a Obesidade tem vindo a crescer de uma forma gigantesca, não só na idade adulta como também e principalmente nas crianças. Estas mudanças podem ainda trazer enormes melhorias ao nível da ansiedade, depressão e autoconfiança. Concluindo, o exercício físico está aliado a hábitos saudáveis e pode ser praticado em qualquer idade e em qualquer lugar.

(Ricardo Silva, na inauguração do ginásio)

(Ricardo Silva, num evento solidário do ginásio)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESPORTO: Futebol Amador

        Ricardo Teixeira, com 39  anos de idade, ex jogador de juniores e seniores sempre da equipa de Rans, é um adepto fiel ao clube da terra. Qual o principal motivo pelo apoio à equipa de Rans, sendo uma referência por ser equipa da terra? Apoiar o Rans é algo que qualquer pessoa desta freguesia deveria fazer. Todos nós conhecemos um jogador, há um familiar, um amigo e isso é um factor para vir apoiar. Que visibilidade dá o clube a Penafiel. Lembro-me de ir ver o Rans a Santo Tirso. Nessa época, o Rans perdeu a final da "Liga dos campeões" do futebol amador. O Rans ficou conhecido para além do Tino (risos). Passamos a ser respeitados e pusemos Penafiel na rota do futebol amador da zona norte. Acha que o Rans pode potenciar o concelho e, consequentemente, o futebol amador penafidelense? Se sim, como e porquê? Se não, porquê? Claro que sim. Como já disse, a final a que o Rans conseguiu chegar, tem muita importância dentro do futebol amador. 

SAÚDE E BEM ESTAR: Veganismo

Hugo Silva, com 21 anos de idade, estudante em Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Natural de Castelo de Paiva, é vegan há 6 meses, e conta-nos como foi a mudança. O que te fez tornar vegetariano? Encontrei o estilo de vida denominado por vegetariano, quando comecei a procurar outros modos de alimentação. Comecei a ficar literalmente enojado de carne. Queria um estilo de vida mais saudável, e ao mesmo tempo que não tivesse um impacto tão grande no ambiente, como as indústrias relacionadas com a carne. Foi uma escolha que levaria a muitas outras escolhas, mas a partir desse momento, pelo menos carne de porco e vaca, nunca mais consumi, e quando tento consumir, o meu corpo rejeita, acabando por parar a digestão. Quais as principais diferenças que sentiste entre comer carne e ser vegetariano? Sendo sincero, como não tinha ainda muita experiência na cozinha, a primeira coisa que notei foi fome. Depois de ler muito, fazer pesquisas