Avançar para o conteúdo principal

DESPORTO: Atletismo

          Pedro Coelho, com apenas 18 anos, estudante em Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, natural de Braga, pratica atletismo há 6 anos. Numa breve entrevista, e em poucas palavras mostrou-nos o seu fascínio por esta modalidade desportiva.



No desporto, é mais fácil perder ou ganhar?
No desporto, por vezes é difícil ganhar e fácil perder como em tudo na nossa vida mas acho que é muito mais fácil perder devido às dificuldades que aparecem no nosso caminho para poder triunfar.

Com que idade começaste a praticar Atletismo?
Comecei a praticar atletismo com 12 anos.

Quais são os ingredientes para ser um bom atleta?
Os ingredientes para ser um bom atleta são o empenho a dedicação e acima de tudo a entrega de corpo e alma aquilo que se está a fazer, nada se consegue sem trabalho.

Fala-nos da tua experiência como atleta federado.
A minha experiência como atleta federado tem sido incrível em vários aspectos, nomeadamente, nas amizades que construí, nas provas que ganhei, nas derrotas que tive e me reergui para voltar mais forte, entre outros. Posso classifica-la como uma experiência enriquecedora na minha formação enquanto ser humano.

A pratica do Atletismo foi uma influência na tua escolha do curso universitário (Desporto)?
Sim. Acabou por influenciar um pouco na decisão.

Seres um atleta já federado foi uma mais valia no te curso?
Sim, pois as rotinas que criei com o atletismo permitiram me encarar melhor o curso, quer nas práticas quer nas teóricas.

O facto de teres contacto directo com alguns meios de comunicação, deu visibilidade à tua carreira de atleta?
Como assim tenho uma carreira curta e ainda não tendo grandes resultados de relevo a nível nacional ainda não foram assim tantas as vezes que apareci no jornal.

Esta prática de exercício é uma mais valia para a tua saúde. Em que aspecto?
Sim, posso afirmar que praticar desporto melhora e muito a nossa saúde, desde a libertação do stress à realização de exercício físico. No meu caso, o desporto federado pode por vezes tornar se inglório na medida em que podemos ter lesões que nos acabam com a carreira.

Existe algum tipo de preconceito do Desporto e/ou no Atletismo?
O atletismo tem sido dos desportos que mais tem evoluído em Portugal nos últimos anos. Acho que devia ter mais atenção por parte dos media porque temos grandes atletas que representam muito bem o nosso país no estrangeiro.

Vês o teu futuro ligado ao Atletismo?
Nunca se sabe o dia de amanhã, mas o meu pensamento é esse, quem sabe seguir a carreira de treinador e poder passar os meus conhecimentos aos mais novos.

(Pedro Coelho)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESPORTO: Futebol Amador

        Ricardo Teixeira, com 39  anos de idade, ex jogador de juniores e seniores sempre da equipa de Rans, é um adepto fiel ao clube da terra. Qual o principal motivo pelo apoio à equipa de Rans, sendo uma referência por ser equipa da terra? Apoiar o Rans é algo que qualquer pessoa desta freguesia deveria fazer. Todos nós conhecemos um jogador, há um familiar, um amigo e isso é um factor para vir apoiar. Que visibilidade dá o clube a Penafiel. Lembro-me de ir ver o Rans a Santo Tirso. Nessa época, o Rans perdeu a final da "Liga dos campeões" do futebol amador. O Rans ficou conhecido para além do Tino (risos). Passamos a ser respeitados e pusemos Penafiel na rota do futebol amador da zona norte. Acha que o Rans pode potenciar o concelho e, consequentemente, o futebol amador penafidelense? Se sim, como e porquê? Se não, porquê? Claro que sim. Como já disse, a final a que o Rans conseguiu chegar, tem muita importância dentro do futebol amador. 

SAÚDE E BEM ESTAR: Veganismo

Hugo Silva, com 21 anos de idade, estudante em Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Natural de Castelo de Paiva, é vegan há 6 meses, e conta-nos como foi a mudança. O que te fez tornar vegetariano? Encontrei o estilo de vida denominado por vegetariano, quando comecei a procurar outros modos de alimentação. Comecei a ficar literalmente enojado de carne. Queria um estilo de vida mais saudável, e ao mesmo tempo que não tivesse um impacto tão grande no ambiente, como as indústrias relacionadas com a carne. Foi uma escolha que levaria a muitas outras escolhas, mas a partir desse momento, pelo menos carne de porco e vaca, nunca mais consumi, e quando tento consumir, o meu corpo rejeita, acabando por parar a digestão. Quais as principais diferenças que sentiste entre comer carne e ser vegetariano? Sendo sincero, como não tinha ainda muita experiência na cozinha, a primeira coisa que notei foi fome. Depois de ler muito, fazer pesquisas

DESPORTO: Exercício Físico

Desafiamos Ricardo Silva, mais conhecido entre os amigos por Reko, personal trainer no ginásio Just Fit em Barcelos, a falar-nos um pouco sobre a Importância do exercício físico. Importância do Exercício Físico Cada vez mais temos de relacionar o exercício físico com a saúde. O exercício físico assume um papel preponderante na melhoria da saúde, pois o pensamento de que o exercício físico só está aliado à estética está ultrapassado. Nos dias de hoje a população tem vindo a aumentar a prática de exercício físico, devido aos hábitos sedentários porque até uma simples caminhada pode trazer enormes benefícios. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), e a fim de melhorar funções cardiorrespiratórias e musculares, ossos, reduzir o risco de DNT e depressão, deve-se realizar no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de actividade física aeróbica por semana ou pelo menos 75 minutos de intensidade vigorosa de actividade física aeróbica por semana. Pode ser também uma combinação e